Consiste numa plataforma tecnológica integrada que permite que os diferentes serviços e estruturas comuniquem entre si, através de interações como marcação de consultas e análises complementares, partilha de informações clínicas e administrativas. Os módulos foram
desenhados de forma estandardizada e o repositório de informações centralizado permite adaptações em casos particulares, quando identificados. Os novos desenvolvimentos desta solução já estão sendo executados utilizando o framework IGRPWeb, nomeadamente os módulos de marcação de consultas e análises complementares.
Para este sistema existe um ambicioso projeto do Ministério da Saúde, para desenvolver um novo Sistema de Informação Sanitária e Receita Eletrónica, integrando numa mesma plataforma tecnológica toda a informação dos serviços dos SNS (públicos e privados), que tem por objetivo: maior transparência na gestão dos recursos; melhorar a resposta a doenças prioritárias e agilizar as decisões baseadas em evidências, para além de desmaterializar os processos envolvidos. Em suma o presente projeto tem a pretensão de integrar numa mesma plataforma digital, todas as iniciativas públicas e privadas que concorrem para a melhoria do estado de saúde do cidadão.
A nova plataforma deverá permitir: Implementar o processo clínico do doente único e eletrónico; Integrar o sistema de registo de utente com o CNI; Integrar com os sistemas de proteção social contributiva e não contributiva; Integrar com o sistema de registo de medicamentos; Integrar com sistema de gestão de medicamentos tanto do importador/distribuidor/produtor assim como com as soluções das farmácias; Definir um registo único do cidadão no SNS; Desmaterializar a prescrição de medicamentos.
Este Estruturante Tecnológico é necessário para a Medida SPD10.